quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Hip Hop tuga




Portugues
O hip hop chegou a Portugal na década de 80. Primeiro invadiu os guettos mas depressa se generalizou. Saído dos cinemas americanos na década de 80, o hip hop chegou a Portugal e infiltrou-se nos subúrbios da cidade de Lisboa e do Porto. Zona como Chelas, Amadora, Cacém, e Margem Sul do Tejo fora considerado o berço deste movimento. Da América, o hip hop trouxe a moda da streetwear, usada em Portugal pelos mais novos e os quatro elementos fundamentais: o MC'ing, o DJ'ing, a break-dance e os graffiti. Nos becos, juntavam-se os putos de rua, vestidos com sweatshirts Bana, ténis de marca e atacadores largos, levando rimas feitas em casa, numa espécie de crew à portuguesa. O álbum Rápublica dos Black Company lançado em 1994 que o hip hop se afirmou de vez entre os tugas. O refrão "Não sabe nadar, yo" depressa chegou às bocas do povo. Hoje em dia, fala-se de dois rumos do hip hop, o puro, da rua e o outro, aquele que é fabricado pelo marketing, nos ginásios e na MTV. Abandonou os guettos e saltou para a sociedade consumista. Apesar disto, o hip hop genuíno resiste no corpo e na alma daqueles que o sentem como uma verdadeira filosofia de vida e não uma moda


Ingles
The hip hop came to Portugal in the 80s. First invaded the guettos but soon became widespread. Americans left the cinema in the 80s, hip hop came to Portugal and infiltrated in the suburbs of Lisbon and Porto. Zone as Chelas, Amadora, Cacém and southern Tagus outside considered the cradle of this movement. Of America, hip hop has brought the fashion of streetwear, used in Portugal for more new and the four elements: the MC'ing the DJ'ing, the break-dance and graffiti. In the alleys, there was also the kids of the street, dressed in sweatshirts Bana, tennis branded and wide laces, leading rhymes made at home, in a kind of crew to the Portuguese. The album Rápublica of Black Company launched in 1994 that the hip hop was said between the time of tugas. The refrain "Do not know swimming, yo" quickly reached the mouths of the people. Today, there is talk of two paths of hip hop, pure, and the other in the street, which is manufactured by marketing, in gyms and on MTV. Guettos the left and jumped into the consumer society. Despite this, the real hip hop stand in the body and the soul of those who feel like a real philosophy of life and not a fashion


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